Transtorno de déficit de atenção (TDA)
Sex, 24 de Abril de 2009 20:24

Transtorno de déficit de atenção (TDA)

Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDA+H)

Transtorno de déficit de atenção: Prevalência

considerado um dos principais problemas comportamentais crônicos da infância
causa mais comum de encaminhamento para centros de saúde mental
constitui cerca de 40% de todos os encaminhamentos para clínicas de orientação infantil
ocorre mais freqüentemente nos meninos numa proporção de 2:1 a 9:1
considerado um dos principais problemas comportamentais crônicos da infância
causa mais comum de encaminhamento para centros de saúde mental
constituem cerca de 40% de todos os encaminhamentos para clínicas de orientação infantil
ocorre mais freqüentemente nos meninos numa proporção de 3:1


Diretrizes diagnósticas do DSM - IV (1994)

Seis ou mais dos sintomas de desatenção, por no mínimo 6 meses, em grau mal-adaptativo e inconsistente com o desenvolvimento
    
Seis ou mais dos sintomas de hiperatividade/impulsividade, por no mínimo 6 meses em grau mal-adaptativo e inconsistente com o desenvolvimento

(1) Seis ou mais dos seguintes sintomas de desatenção, por no mínimo 6 meses, em um grau mal-adaptativo e inconsistente com o desenvolvimento:
a. Não presta atenção aos detalhes ou comete erros por descuido
b. Apresenta dificuldades em manter a atenção
c.  Parece não ouvir quando lhe dirigem a palavra
d. Não segue instruções e não termina deveres escolares, tarefas rotineiras ou de trabalho
e. Apresenta dificuldades com organização

O sintoma deve ocorrer freqüentemente

(1) Seis ou mais dos seguintes sintomas de desatenção, por no mínimo 6 meses, em um grau mal-adaptativo e inconsistente com o desenvolvimento:
f.  Evita ou reluta em dedicar-se a tarefas que exijam esforço mental constante
g. Perde coisas necessárias para as tarefas ou atividades
h. Distrai-se facilmente com estímulos externos
i.  Esquece as atividades diárias

O sintoma deve ocorrer freqüentemente


(2) Seis ou mais dos seguintes sintomas de hiperatividade/ impulsividade, por no mínimo 6 meses, em um grau mal-adaptativo e inconsistente com o desenvolvimento:

a. É inquieto com as mãos, pés ou se remexe na cadeira
b. Levanta-se da cadeira em sala de aula ou em outras situações em que se esperaria que ficasse sentado
c. Corre ou pula excessivamente em situações inapropriadas (em adolescentes limita-se a uma sensação subjetiva de inquietude)
d. É barulhento nos jogos ou atividades de lazer

O sintoma deve ocorrer freqüentemente

(2) Seis ou mais dos seguintes sintomas de hiperatividade/ impulsividade, por no mínimo 6 meses, em um grau mal-adaptativo e inconsistente com o desenvolvimento:

e. Está “a mil por hora” ou age como se fosse movido por um motor
f.  Fala em excesso
g. Responde as perguntas antes de elas terem sido terminadas
h. Tem dificuldades em aguardar a sua vez
i.  Interrompe ou se intromete no assunto dos outros

O sintoma deve ocorrer freqüentemente



fatores genético-familiares:
estudos de história familiar, de gêmeos e de adoção

adversidade ambiental (biológica)
complicações na gravidez e parto


vulnerabilidade genética + adversidades ambientais = TDAH


Etiologia do TDAH

fatores genético-familiares:
estudos de história familiar, de gêmeos e de adoção

adversidade ambiental (biológica)
complicações na gravidez e parto




vulnerabilidade genética + adversidades ambientais = TDAH


Fatores de resiliência

níveis normais ou elevados de QI
classe socio-econômica mais alta
ausência de dificuldades de aprendizagem
ausência de transtorno de conduta / agressividade
ausência de comportamento criminoso nos pais


Biederman et al, 1996; Weiss et al, 2000 citado por Janssen-Cilag



Diagnóstico

TDAH é um diagnóstico clínico; testes neuropsicológicos são úteis para avaliar déficits específicos, mas não são suficientemente úteis para o diagnóstico a ponto de serem realizados rotineiramente

não existem dados suficientes que indiquem a utilidade de exames de neuroimagem como ferramentas clinicas, embora tais exames sejam promissores em termos de pesquisa
                                                                                                                                                                              AACAP  Official Action, 1999                              AMA Council for Scientific Affairs, 1998



CPT de Conners

teste informatizado
acima dos 6 anos
versão Kids
duração de 14 minutos
avalia:
desatenção
impulsividade
vigilância



Transtorno de déficit de atenção

controvérsias
dificuldades no diagnóstico
prevalência
conduta